Gestão de Pessoas


Cultura e valores

Recrutamento e Seleção

Em suas admissões a Cocal busca por profissionais qualificados e engajados a atingir os objetivos da companhia. Atualmente possui dois tipos de recrutamentos, sendo um interno que oferece aos colaboradores oportunidade de crescimento profissional, e outro externo, quando há a necessidade de recrutar no mercado profissionais com conhecimentos específicos.

A Cocal também preza pela valorização de jovens talentos, investindo atualmente em dois programas de recrutamento: o Programa Trainee, que em 2015 recebeu 14 novos jovens na empresa e o programa Aprendiz que oferece qualificação profissional a jovens com idade entre 17 e 18 anos, através de experiências práticas dentro da companhia. 

Treinamento e Desenvolvimento

Políticas de desenvolvimento é uma realidade na Cocal, pois acredita que uma equipe capacitada contribui positivamente para superar os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória. Com essa premissa, a companhia investe treinamentos e cursos de aperfeiçoamento em parceria com os principais programas educacionais do Brasil, como Senai, Pronatec e Senar. São praticados temas comportamentais e normativos que contribuem para a aquisição de conhecimentos e incentiva o desenvolvimento contínuo tanto de seus colaboradores quanto da comunidade. Atualmente, a Cocal desenvolve os seguintes projetos:

  • Bolsas de estudos 
  • Inclusão DigitalProjeto Nagise (Unicamp) 
  • Pronatec
  • Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) 
  • Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) 
  • Jovem Aprendiz
  • Programa Estágio
  • Programa Trainee
  • Projetos solidários

Em 2014 foram treinadas mais de 4,5mil pessoas e oferecidos aproximadamente 350 cursos de qualificação. Já para a comunidade foi oferecida qualificação técnica profissional para 500 pessoas, inclusive familiares de colaboradores.

Remuneração e benefícios 

A Cocal oferece aos seus colaboradores remuneração e benefícios compatíveis com o mercado a fim de valorizar e reter seus profissionais. São oferecidos também bônus anual conforme atingimento de metas (PLR), assistência educacional, cartão alimentação, cesta básica, restaurante próprio e cartão convênio.
Com o intuito de promover integração entre colaboradores e familiares, a Cocal fundou em 1999 a Associação dos Funcionários da Cocal (AFC). A Associação oferece um clube exclusivo com diversas opções de lazer, academia, quadras poliesportivas e piscinas. São também realizadas atividades variadas ao longo do ano, como torneio de truco e de futebol, festas comemorativas e atividades recreativas para crianças.

A empresa também desenvolve alguns projetos internos voltados para a integração dos colaboradores e da comunidade, destaque para: 

Projeto Viva Esporte: escola de vôlei que oferece aulas gratuitas para crianças com idade entre 7 e 17 anos que frequentam a escola. O objetivo deste projeto é incentivar a prática esportiva entre as crianças e o desenvolvimento disciplinar. 

“Cocal em louvor a Deus”: culto realizado ao final da safra, sendo oferecido aos colaboradores e familiares, com o objetivo de comemorar o encerramento da safra e promover a integração entre as equipes das duas unidades.