Imprensa


Notícias Cocal

11 de Abril de 2018 -

Cocal recebe visita do CEO da Toyota pela parceria em programa de melhoria contínua

Por: Assessoria Cocal - Energia Responsável

A Cocal, unidade Narandiba, recebeu a visita do diretor executivo (CEO) da Toyota para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, e do Presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, na última segunda-feira (09), para a apresentação dos principais Kaizens desenvolvidos na Cocal, desde a implantação do Programa de Melhoria Contínua com base no Sistema Toyota de Produção (TPS - Toyota Production System).

Participaram também os acionistas da Cocal, Carlos Ubiratan Garms, Marcos Fernando Garms e Evandro Garms, os diretores das áreas Agrícola, Industrial, Administrativa e de Pessoas do grupo e o diretor superintendente, Paulo Zanetti, que apresentou um panorama da produção do setor sucroenergético e da Cocal.

Os visitantes também fizeram uma visita técnica ao Parque Industrial da unidade para a demonstração dos principais Kaizens desenvolvidos na Cocal. Em cada painel apresentado, os envolvidos colocaram alguns temas em debate, o que propiciou uma importante troca de experiência, principalmente com relação aos temas relacionados à segurança e eficiência.

Desde a implantação do TPS, a Cocal já realizou mais de 1.300 Kaizens, considerando todas as áreas. A visita dos executivos da Toyota foi uma forma de endosso das melhorias aplicadas na empresa. Além disso, a Cocal teve a oportunidade de mostrar como os seus colaboradores estão engajados e seguindo em direção à sua Visão 2021.

 

Em que consiste o Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System)

TPS é a sigla para Toyota Production System ou, em português, Sistema Toyota de Produção. Trata-se de uma cultura organizacional que tem como objetivo expor e resolver os problemas nos mais diversos ambientes e situações.

No TPS, os esforços são concentrados para eliminar os três Ms: Muri (Qualquer sobrecarga em equipamentos ou operadores) , Mura (Variações indesejadas no processo que geram dificuldades e irregularidades) e Muda (Desperdício de tempo, material ou dinheiro).

 

TPS NO BRASIL

No Brasil, foi criado o TPS Grupo em 2013, com o objetivo de reforçar a essência de TPS. Ao longo desses anos de existência, várias atividades foram realizadas, dentro e fora da Toyota.

 

O que é Kaizen?

Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua. A Cocal está difundindo essa metodologia que visa engajar os colaboradores para que fiquem atentos às oportunidades de melhoria nas operações e processos.