Imprensa


Notícias Cocal

09 de Abril de 2019 -

Etec de Quatá realiza visita técnica na Cocal

Por: Assessoria Cocal - Energia Responsável

Os alunos do curso técnico de Açúcar e Álcool da Etec Dr. Luiz César Couto, de Quatá/SP, realizaram uma visita técnica pela planta industrial da unidade de Paraguaçu Paulista da Cocal. No total, participaram 23 alunos, na faixa etária de 17 a 35 anos, que tiveram uma manhã repleta de novos conhecimentos.

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de PCTS (Pagamento de Cana por Teor de Sacarose), a Moenda e o Painel da Caldeira. Além disso, visualizaram o a Estação de Tratamento de Caldo, a Fermentação e terminaram a visita na Fábrica de Açúcar.

A coordenadora, Silvia Aparecida Bedin Camponez, explica que a visita técnica faz parte do cronograma de aprendizagem do curso, por isso buscaram um lugar de referência para apresentar as etapas industriais aos alunos. “Todo o processo é ensinado durante o curso, então, eles ficam ansiosos para as visitas, para conhecer a parte prática. Isso os ajuda a visualizarem e confirmarem o que aprenderam em sala.”, conta.

Em complemento, o professor do curso, Bruno Correia Brito, diz que essa experiência prática é importante para enriquecer o conhecimento passado em sala de aula e o aprendizado dos alunos, visto que muitos nunca tiveram contato com a indústria e outros dizem ter o sonho de trabalhar na área. “Eles ficaram eufóricos com a visita. É um aprendizado enorme, pois associam o conteúdo apresentado com o que foi passado a eles antes, o que melhora a compreensão”, diz.

Um dos alunos participantes foi a Erika Mathias Garcia, 28 anos, que não imaginava que o processo do açúcar e álcool englobava várias etapas. “A visita foi surpreendente, pois eu tinha outra visão de uma usina. Foi muito rico de informação e cheio de detalhes. Gostei muito, porque vimos a prática do que estudamos”, declara.

Saiba mais

Se você também tem interesse em conhecer a usina da Cocal, entre em contato pelo Fale Conosco, enviando um ofício informando o objetivo, os nomes dos visitantes, sugestão de data/horário e as áreas de interesse.