Imprensa


Notícias Cocal

23 de Maio de 2019 -

Alunos da Unesp Assis visitam a Cocal

Por: Assessoria Cocal - Energia Responsável

Para conhecer os processos industriais da Cocal, 23 alunos do 5º ano de Engenharia Biotecnológica da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp, campus de Assis/SP, realizaram uma visita técnica à unidade de Paraguaçu Paulista/SP.

Acompanhados pelo técnico de segurança do trabalho, Nilson Santos de Jesus, e pelo supervisor da Produção de Etanol, Paulo Torres, na última quarta-feira (22/05), os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório PCTS (Pagamento de Cana por Teor de Sacarose), os setores de Extração de Caldo, Geração de Vapor, Tratamento de Caldo/Evaporação, Fermentação e terminaram o passeio na Fábrica de Açúcar. Ao fim, puderam levar amostras de mel e fermento, para complementarem os estudos em sala.

“Venho acompanhando a evolução da usina Cocal e do seu modelo de trabalho, por isso escolhi trazer a turma. Acho interessante mostrar aos alunos os processos de fermentação, produção do açúcar e microbiologia na prática. Apesar deles verem nas aulas, também é importante verem a estrutura técnica e terem contato com profissionais experientes, pois estão próximo de se formarem. Dessa forma, conseguem visualizar os tipos de indústria existentes e os empregos no setor sucroenergético”, explicou o professor doutor, Pedro de Oliva Neto, que ministra as disciplinas de Microbiologia, Enzimologia e Técnica de Fermentação.  

Um dos alunos participantes, Oscar Peixe da Silva Oliveira, 23 anos, compartilhou que a visita técnica na Cocal contribuiu para a sua melhor compreensão do conteúdo visto em sala. “Sabemos dos processos na teoria, é diferente ver na prática, a máquina funcionando e o profissional atuando. Achei muito interessante conhecer a Cocal e a explicação técnica ajudou a entender muito mais o conteúdo. Com essa experiência, a gente percebe que o que vemos no papel, realmente acontece no dia a dia”, complementa.

Saiba mais

Se você também tem interesse em conhecer a usina da Cocal, entre em contato pelo Fale Conosco, informando o objetivo, os nomes dos visitantes, sugestão de data/horário e as áreas de interesse.