Desenvolver e reconhecer

30 / 01 / 2020

Por: Assessoria Cocal – Energia Responsável

Nos dias 22 e 28 de janeiro, a Cocal realizou a formatura de 109 colaboradores que concluíram a formação interna para tratorista e motorista nas duas unidades. Em Paraguaçu Paulista, o evento aconteceu na Associação dos Funcionários da Cocal e, em Narandiba, no Centro de Desenvolvimento Humano (CDH).

“Esse programa é de extrema importância, pois permite que os colaboradores que se formam tenham possibilidade de crescimento na carreira dentro da empresa. Para se ter ideia, nossa taxa de promoção interna é de 51%. Isso demonstra que o processo é de construção conjunta entre colaborador e empresa. Afinal, além de produzirmos açúcar, etanol e energia elétrica também produzimos sonhos e esperança de um futuro melhor”, defendeu Deolinda Pereira Barbosa, gerente de Recursos Humanos da Cocal.

O Programa de Formação Interna da Cocal é desenvolvido pelas áreas de Treinamento e Desenvolvimento e Treinamento Operacional, em parceria com colaboradores que atuam de forma voluntária como padrinhos para auxiliar no aprendizado prático.

As aulas são divididas em módulos, sendo:

  • Aculturamento com carga de 7 horas: engajamento institucional e direção defensiva
  • Introdução técnica de 36 horas: conceito programa operador mantenedor, mecânica básica, conhecimento específico do equipamento, procedimento operacional específico, aplicação do checklist e ações autorizadas.
  • Prática com pouco mais de 70 horas para tratorista e 56 horas para Motorista: instrução operacional, simulador colhedora/caminhão, NR 31.12, prática de campo acompanhada, prática de campo com facilitador – padrinho e feedback.

“Ter participado da formação foi muito bom, pois me ajudará a crescer na empresa e me desenvolver. Agradeço a todos pela oportunidade e, em especial, aos líderes instrutores e aos gestores por nos permitir alcançar um degrau a mais”, disse Ronaldo Emanuel da Costa, colaborador da Cocal formado como motorista.