Cocal realiza votação de CIPA de forma eletrônica

18 / 02 / 2021

Por: Assessoria Cocal – Energia Responsável

Substituindo a cédula de papel pela tecnologia, a Cocal realizou a sua a primeira votação eletrônica para eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da unidade de Paraguaçu Paulista/SP. Com um sistema desenvolvido internamente, pelo colaborador Edson Carlos Hitoshi Yamamoto, analista de processos e melhoria contínua, a área de Segurança do Trabalho reduziu o tempo de apuração dos votos de até seis horas para 10 minutos.

O coordenador de Segurança do Trabalho da Cocal, Diogo Sampaio Rosalino, explica que a ideia da votação eletrônica surgiu a partir da equipe de SSMAS (Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade) e que, para buscar referências, realizaram benchmarking com outras empresas do setor.

“Percebemos que as empresas do setor ainda realizam o processo manual também. Então, decidimos tomar a iniciativa e criar internamente esse novo processo, contando com o apoio do colaborador Edson, que desenvolveu o sistema. A melhoria trouxe agilidade no processo de apuração e segurança na informação, assim pretendemos mantê-la para as próximas eleições e aplicá-la também na unidade de Narandiba”, complementa.

Vale ressaltar que, mesmo a votação sendo eletrônica, foi devidamente respeitado os protocolos da Covid-19, evitando aglomerações por meio de distanciamento, uso de máscara, luva descartável e álcool 70%, e higienização do local de votação após cada uso.

Entenda melhor

No processo anterior, a votação era realizada com cédulas de papel, em que os colaboradores escreviam o número do candidato e depositavam em uma urna. Após isso, para a apuração dos votos, era necessário separar e quantificar cada cédula, um processo que levava de quatro a seis horas.

Com o sistema criado na Cocal, que simula uma urna eletrônica, colaboradores apenas digitam o número do candidato, sem precisar utilizar papel e caneta, e o voto já é contabilizado automaticamente, levando apenas 10 minutos para a apuração.

“Fico feliz em ter sido convidado para desenvolver esta melhoria. Foi um projeto ágil, focado na segurança, na qualidade e na eficiência das informações que envolvem o processo. Após todo o trabalho, é gratificante ver a ferramenta implementada e trazendo bons resultados para a operação. Agradeço a toda equipe do SSMAS e Gestão de Resultados pelo convite e apoio durante o desenvolvimento”, declara Edson.