Gerente de TI da Cocal ministra palestra na Fatec de Assis

15 / 02 / 2021

Por: Assessoria Cocal – Energia Responsável

A convite da Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) de Assis/SP, o gerente de Tecnologia da Informação da Cocal, Fernando Murta Mejias, ministrou uma palestra na aula inaugural do curso de Gestão de Tecnologia da Informação. O encontro ocorreu de forma online, reunindo 40 pessoas, dentre alunos e professores, no início de fevereiro.

Intitulada como “Desafios atuais que realizam um gestor de Tecnologia da Informação”, a palestra teve como objetivo apresentar aos alunos uma visão real sobre a abrangência das atividades de gestão na área de TI, dentro do contexto atual do mercado.

“Por serem alunos iniciantes, o acesso a informações sobre a realidade da profissão, seus desafios e como eles nos trazem realizações, é motivador e inspirador. Afinal de contas, os projetos da transformação digital da Cocal são de primeira linha. Entendo que conseguimos transmitir a visão de evolução da Cocal, rumo a um patamar diferenciado de gestão. E acredito ser importante que esses jovens conheçam o nosso diferencial, e saibam que há oportunidade de carreira dentro da própria região onde residem e estão estudando”, declarou Fernando.

Para a gerente de Recursos Humanos da Cocal, Deolinda Barbosa, o convite para a palestra representa que a empresa está caminhando no sentido certo, no que diz respeito ao incentivo às novas tecnologias e geração de valor para a sociedade, presentes na missão e visão da Cocal.

“O impacto da tecnologia no mundo nos convida a revermos nossos comportamentos e conceitos, o que está sendo chamado de “mudança de mindset”, estamos falando de novos modelos de negócios que vão mudar significativamente o ambiente organizacional. A parceria entre empresas e instituições de ensino é muito importante para preparar as novas gerações para os desafios do mercado de trabalho, gerar valor para o aluno, a empresa e a comunidade, visto que a educação é um dos pilares de desenvolvimento e transformação da sociedade”, complementa. 

Conhecimento adquirido

Os assuntos abordados da palestra foram: estrutura dos sistemas de informação para gestão administrativa, de capital humano e de produção; Pilares da transformação digital em curso na Cocal; Visão dos projetos atuais da Cocal (estruturação do Comitê de Inovação; implantação do sistema ERP referência de mercado; conectividade nas áreas agrícolas; business intelligence e plataforma de treinamentos online).

“Os alunos puderam aproveitar as experiências sobre as funções, desafios e o mercado de trabalho de um gestor de TI de uma grande corporação. A palestra contribuiu também com uma possível parceria da instituição pública de ensino superior e o setor privado sucroalcooleiro. A Fatec Assis se sente honrada em receber profissionais de alta capacidade para compartilhar conhecimentos e experiências com nosso corpo discente”, considera Fábio Eder Cardoso, coordenador do curso de Gestão de Tecnologia da Informação.