Com a chegada de um novo ano, é preciso organizar as finanças e ficar atento às obrigações tributárias dessa época, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), Licenciamento, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e a Declaração de Imposto de Renda.
Ainda, sem deixar de esquecer outros gastos de início de ano, como material escolar, seguros de casa/veículos, entre outros.
Para começar o ano com mais tranquilidade, confira algumas dicas importantes:
- Planeje os pagamentos
- Fique atento às datas
Confira os prazos de vencimento para evitar juros e multas e organize o seu calendário financeiro.
Com um planejamento e calendários feitos, também pode avaliar se o pagamento em parcela única, com desconto, é mais vantajoso do que parcelar.
- Mantenha dados atualizados
- Organize seus documentos
Separe uma pasta física e/ou digital para armazenar documentos relacionados a cada tributo (IPVA, IPTU e Imposto de Renda).
Guarde comprovantes de rendimentos, recibos, comprovante de bens e direitos, e de pagamentos, entre outros.
Isso garantirá que todas as informações estejam facilmente acessíveis quando necessário, por exemplo, para lança o imposto de renda ou comprovar o pagamento de alguma guia.
💡 DICA PARA O ANO: construa uma reserva para imprevistos
Construa uma reserva de emergência para lidar com despesas inesperadas. Seja poupando pouco a pouco a cada mês ou parte do 13º salário, e reduzindo gastos desnecessárias.