Início / Informativo / Cocal marca presença em painel agrícola da STAB na Fenasucro
18/08/2025•3 min•Comunicação Cocal
Cocal marca presença em painel agrícola da STAB na Fenasucro
A supervisora de geotecnologia, Márcia Viotto Darci Gonçalves, representou a Cocal durante o painel agrícola promovido pela STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil) realizado na Fenasucro, uma feira do setor sucroenergético que reuniu profissionais, empresas e especialistas para discutir inovações e soluções para uma matriz energética mais sustentável e limpa.
Na ocasião, Márcia apresentou o tema “Sistema Avançado de Conservação de Solos e os Benefícios Operacionais, Econômicos e Sustentáveis”, destacando as melhorias técnicas implementadas na Cocal nos últimos três anos e os ganhos operacionais e econômicos obtidos, como a redução no número de manobras que favorece principalmente a colheita.
Além disso, o projeto contribuiu de forma significativa para a sustentabilidade da empresa, ao aumentar a longevidade do canavial e reduzir o consumo de diesel, gerando impacto direto tanto econômico quanto ambiental.
“Recebemos diversos feedbacks positivos sobre a relevância do tema. Também busquei provocar reflexões e inspirações no público, reforçando que, de maneira colaborativa, sempre há espaço para inovar e aprimorar processos. Foi muito gratificante representar o trabalho de um time altamente comprometido em evoluir com responsabilidade técnica e de manejo.”
Márcia Viotto Darci Gonçalves | Supervisora de geotecnologia
Melhorias técnicas que foram implementadas na Cocal:
1) Áreas de reforma com sistema consolidado
Foram analisadas as áreas de reforma ESD já consolidadas, recalculadas as estruturas e, sempre que tecnicamente viável, reduziram os canais vegetados, preservando o conceito original e fortalecendo a integração com práticas de manejo agrícola.
2) Projetos sem canais escoadouros vegetados Passaram a ser projetadas e executadas áreas sem canais escoadouros vegetados. Essa abordagem potencializa a capacidade do sistema agrícola de conduzir a enxurrada superficial, reduz riscos de erosão e melhora a performance do sistema agrícola.
3) Estratégias específicas para o Paraná
Foram identificadas condições de solo e clima diferenciadas no estado. Dessa forma, o planejamento do plantio de cobertura foi direcionado para 100% vegetal, resultando em maior eficiência operacional, menor desgaste de equipamentos e uniformidade no manejo.
4) Terraços de base larga e maior eficiência operacional
Os terraços de base larga foram aprimorados com estruturas mais onduladas, extensas e com caixas ampliadas. Isso aumentou a infiltração de água, reduziu o risco de erosão e favoreceu o tráfego controlado de máquinas. Além disso, acompanhar ao máximo o perfil natural do terreno na sulcação contribuiu para preservar a estrutura dos terraços. Dessa forma, os terraços passaram a desempenhar não apenas sua função de contenção, mas também a garantir maior durabilidade e eficiência operacional, alinhando conservação ambiental e produtividade agrícola.