20/10/2024 2 min Comunicação Cocal

Atenção com a saúde em clima seco

A incidência das queimadas, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, afeta milhares de pessoas, que ficam expostas a um clima mais seco, quente e muito poluído.

Essas condições, combinadas com o clima seco, representam um sério risco para a saúde respiratória da população.

Minimizar a exposição ao ar poluído: permaneça dentro de casa o máximo possível e se a saída for inevitável, use máscaras PFF2/N95 para proteção adicional contra partículas nocivas no ar. A vedação adequada de portas e janelas pode ajudar a reduzir a entrada de fumaça.

Hidratação e cuidados com as mucosas: mantenha-se hidratado. O ar seco e a fumaça podem causar desidratação e irritação das vias aéreas. Crianças e idosos, sendo mais vulneráveis, devem receber atenção especial para garantir uma boa ingestão de líquidos. Lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico também pode ajudar a remover partículas de fuligem e aliviar a irritação.

Ambiente interno adequado: Em casa, utilize umidificadores para manter a umidade do ar, o que pode ajudar a proteger as vias respiratórias da secura. Caso não tenha umidificadores, improvise com toalhas molhadas ou bacias com água espalhadas pelos ambientes. A prática de atividades físicas ao ar livre deve ser suspensa enquanto a qualidade do ar estiver comprometida.