10/02/2025 2 min Comunicação Cocal

Cocal sedia simulado do Plano de Auxílio Mútuo a Emergência (PAME) da região do Pontal do Paranapanema (SP)

O treinamento simula a explosão de um caminhão durante abastecimento e o objetivo é praticar e trazer maior segurança aos colaboradores e população em situações de emergência

A Cocal sediou um simulado do PAME (Plano de Auxílio Mútuo a Emergência) na sua unidade de Narandiba/SP. O PAME é uma associação voluntária entre empresas privadas e o poder público que busca ampliar a segurança contra incêndios e outros acidentes.

O enredo do simulado contou com a explosão de um caminhão (carregado de biogás) durante abastecimento em um posto de combustível. O acidente provocou um óbito e várias vítimas, e os participantes do simulado foram treinados para agirem da melhor forma: acionar os órgãos responsáveis e brigadistas da Cocal, definir responsabilidades, realizar primeiro atendimento e avaliação de riscos. As vítimas foram atendidas e encaminhadas ao Pronto Atendimento Médico de Narandiba e hospital de Pirapozinho/SP.

“Simulados e treinamentos são fundamentais para sermos mais eficientes e capazes de gerenciar qualquer tipo de situação. Nosso foco é sempre cuidar das pessoas e preservar a segurança de todos, pois um de nossos valores é a Segurança em Primeiro Lugar”, pontua o diretor de Gente e Gestão da Cocal, Ruben Guimarães.

O simulado do PAME contou com a participação, além da Cocal, do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Ambiental, Defesa Civil, Prefeitura de Narandiba, CART SP (Concessionária Auto Raposo Tavares), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Usinas Umoe, Atvos, Atena e Alto Alegre, Agrovence e Agrícola FP.

“Essa simulação busca aperfeiçoar, de maneira coordenada, a integração das agências que integram o PAME para atuação em grandes desastres e emergências na região”, reforça a chefe do setor de operações do 14º Grupamento de Bombeiros, Rayssa Barbosa, que coordenou o simulado.