06/01/2025 2 min Comunicação Cocal

Início do ano: atenção às contas e organize suas finanças

Com a chegada de um novo ano, é preciso organizar as finanças e ficar atento às obrigações tributárias dessa época, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), Licenciamento, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e a Declaração de Imposto de Renda.

Ainda, sem deixar de esquecer outros gastos de início de ano, como material escolar, seguros de casa/veículos, entre outros.

Para começar o ano com mais tranquilidade, confira algumas dicas importantes:

  • Planeje os pagamentos

Liste todos os gastos previstos, detalhando as parcelas que serão pagas a cada mês e o custo final da conta, e compare aos valores que compõem a renda familiar, ou seja, os valores a receber. Assim, conseguirá identificar a situação financeira e se será possível cumprir com todas as obrigações.

  • Fique atento às datas

Confira os prazos de vencimento para evitar juros e multas e organize o seu calendário financeiro.

Com um planejamento e calendários feitos, também pode avaliar se o pagamento em parcela única, com desconto, é mais vantajoso do que parcelar.

  • Mantenha dados atualizados

É importante sempre manter atualizado nos órgãos responsáveis os seus dados cadastrais, formas de contato e endereço residencial, para garantir o recebimento das guias de pagamento e evitar problemas futuros.

  • Organize seus documentos 

Separe uma pasta física e/ou digital para armazenar documentos relacionados a cada tributo (IPVA, IPTU e Imposto de Renda).

Guarde comprovantes de rendimentos, recibos, comprovante de bens e direitos, e de pagamentos, entre outros.

Isso garantirá que todas as informações estejam facilmente acessíveis quando necessário, por exemplo, para lança o imposto de renda ou comprovar o pagamento de alguma guia.

💡 DICA PARA O ANO: construa uma reserva para imprevistos

Construa uma reserva de emergência para lidar com despesas inesperadas. Seja poupando pouco a pouco a cada mês ou parte do 13º salário, e reduzindo gastos desnecessárias.