09/12/2025 2 min Comunicação Cocal

Cocal é a vencedora na categoria “Produção de Biogás” da 22ª edição do Prêmio Visão Agro Brasil

O evento ocorreu em Ribeirão Preto e destacou o investimento da Cocal na sua economia circular com a produção do gás renovável

A empresa do setor bioenergético foi avaliada por um júri técnico e recebeu as melhores notas na categoria “Produção de Biogás” na última safra (24/25). O destaque ficou para o modelo de produção do biometano a partir de resíduos nobres da cana-de-açúcar, como a vinhaça e a torta de filtro, além da utilização de tecnologia de ponta e nacional.

“Esse prêmio vai para todos os nossos colaboradores que aceitaram o desafio de inovar no setor bioenergético. No final de 2021, iniciamos as atividades da nossa primeira planta de biogás, na unidade localizada em Narandiba. Na época, como qualquer energia nova que aparece no mercado, ainda existiam muitas dúvidas sobre as vantagens do biometano”, lembra Murilo Madeira, gerente de logística da Cocal.

De acordo com o gerente, o biometano oferece o atributo verde e a mesma eficiência energética que os combustíveis fósseis. Por isso, a Cocal apostará cada vez mais na produção dessa fonte de energia limpa e renovável.

Foram muitos aprendizados nos últimos anos e, atualmente, já podemos dizer que o biometano é uma realidade na matriz energética de diversas empresas por todo país que possuem o compromisso ambiental. Esse gás renovável possui elevado potencial de expansão nos próximos anos, preços competitivos e será um dos principais personagens para a descarbonização da nossa economia”, finaliza.

Criado em 2003, o Prêmio Visão Agro Brasil busca incentivar o desenvolvimento de soluções que otimizam a competitividade e a sustentabilidade do setor, contribuindo para o crescimento do Brasil como referência global em bioenergia.