O evento anual do setor de biogás e soluções sustentáveis ocorreu no dia 24 de junho em Indaiatuba (SP). Promovido pela Geo bio gas&carbon, parceira da Cocal na tecnologia das plantas de biogás, o Geo Day 2025 reuniu profissionais e líderes do setor para compartilhar conhecimento, estratégias de negócio e debater os caminhos mais eficientes da transição energética no Brasil.
O gerente comercial e de logística da Cocal, Murilo Madeira, foi um dos painelistas no bloco sobre os biofertilizantes e destacou o papel dessa alternativa sustentável na transição para a agricultura de baixo carbono:
“Na produção do biogás, a Cocal utiliza a vinhaça e a torta de filtro em seus biodigestores e essa matéria biodigerida é aplicada no campo com grande potencial agronômico para enriquecer suas áreas de plantio com nutrientes e microrganismos. Um novo formato que reduz a dependência dos fertilizantes químicos, garante a sustentabilidade na cultura de cana-de-açúcar do oeste paulista e ainda garante uma melhor eficiência no Renovabio”, explica Murilo.
A Cocal aposta cada vez mais nos biofertilizantes e realizou importantes parcerias nos últimos anos com universidades e instituições de pesquisa para aumentar a eficiência desse adubo orgânico quando utilizado nos seus canaviais. Uma destas é a Embrapa, que junto com pesquisadores e a equipe interna da Cocal vem desenvolvendo experimentos e relatórios de avaliação para a comprovação técnica do resultado no campo.
Até a próxima safra, mais de 95% da área agrícola da Cocal já estará recebendo o biofertilizante, reduzindo assim o uso de fertilizantes químicos. Esse cenário promove a redução de custos, contribui significativamente na pegada de carbono e no enriquecimento do solo.