De acordo com Ubiratan, a reconciliação de agendas regionais fortalece a competitividade nacional e a previsibilidade regulatória
A 14ª edição do Fórum Nordeste ocorreu na última segunda-feira (01/09/25) reunindo autoridades e empresários para debater as novas tendências do setor bioenergético e seu respectivo papel na transição energética brasileira.
O evento, que aconteceu na capital pernambucana, teve organização da Folha de Pernambuco e do Grupo EQM. O dirigente Carlos Ubiratan Garms, membro do conselho de acionistas da Cocal e presidente do Conselho da Unica, foi homenageado pelo seu papel na construção de pontes entre as regiões Sudeste e Nordeste, impulsionando uma atuação convergente e fortalecimento do setor nos últimos 40 anos.
Em discurso na abertura do evento, Ubiratan dedicou a homenagem aos sindicatos estaduais e às lideranças que, “como engrenagens de um mesmo relógio”, garantem o funcionamento harmônico do setor.
“Quando o Sudeste escuta o Nordeste, e o Nordeste dialoga com o Sudeste, quem ganha é o Brasil”, afirma Ubiratan. “Essa aproximação tem se refletido em posições comuns sobre competitividade, previsibilidade regulatória e agenda de descarbonização, elevando a voz unificada do setor em debates estratégicos nacionais”, finaliza.
Cobertura completa do evento através do link: https://www.youtube.com/watch?v=fQUTLvcBLdk