15/05/2025 3 min Comunicação Cocal

Cocal completa 45 anos de atividades no setor bioenergético

A empresa foi fundada em 14 de maio de 1980, uma usina na cidade de Paraguaçu Paulista que viu no Proálcool o momento ideal para fabricar o combustível. São mais de quatro décadas promovendo a geração de empregos e produção de energia limpa e renovável

 Há 45 anos, a Cocal vem impactando positivamente o oeste paulista e, ao mesmo tempo, contribuindo para o fortalecimento da economia brasileira. Sua produção anual é 8,7 milhões de toneladas de cana, 720 mil toneladas de açúcar, 400 milhões de litros de etanol, 470 mil MWh de capacidade de exportação de energia elétrica, além dos novos produtos como biogás, biometano, CO2 e levedura.

Carlos Arruda Garms, fundador da Cocal, sonhou grande. Com perfil inovador, trabalhou pelo desenvolvimento regional. Alguns anos após o início das atividades, a Cocal já investia na produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana. Atualmente, conta com um mix de novos produtos verdes que contribuem para a transição energética brasileira.

“A Cocal nasceu de um sonho visionário e, ao longo desses anos, seguimos com o mesmo espírito de inovação e compromisso com o desenvolvimento do oeste paulista e do nosso país. Temos orgulho de contribuir com soluções sustentáveis, gerar energia limpa e transformar vidas por meio do trabalho. Nossa trajetória foi construída por muitas mãos e, hoje, temos a certeza de que estamos prontos para os próximos desafios, sempre guiados pelos valores que nos trouxeram até aqui”, afirma Luiz Scartezini, diretor superintendente.

Durante toda a sua existência, a Cocal sempre foi pioneira em projetos inovadores dentro do setor bioenergético brasileiro. Nos últimos anos, a empresa promoveu programas importantes para desenvolver e formar profissionais, com foco na inclusão, principalmente da mão-de-obra feminina. Essa dedicação às pessoas, refletida em ações concretas de valorização e bem-estar dos colaboradores, resultou em um avanço significativo na certificação pelo Great Place to Work (GPTW), reconhecendo a Cocal como uma empresa cada vez melhor para trabalhar. Ainda, tem se dedicado à diversificação e à produção de bioenergia de base, buscando a inovação e a sustentabilidade, fortalecendo nossa estratégia de cooperar com a economia de baixo carbono no Brasil.

E o futuro da empresa será verde. A Cocal continuará seus planos dentro da agenda ESG, como a nova planta de biogás, em Paraguaçu Paulista, com produção 100% voltada para o biometano, geração de centenas de empregos e fortalecimento da economia nacional. Tecnologia, inovação, energia limpa e, é claro, sem nunca esquecer o legado deixado pelo fundador.