A transição energética continua em foco nos planos da Cocal. O relatório de sustentabilidade da última safra (1 de abril de 2024 a 31 de março de 2025) foi divulgado essa semana com destaque para o modelo de economia circular da empresa e o crescimento do uso de biometano no campo.
“É um relatório que demonstra com bastante profundidade as ações da Cocal, alinhadas às exigências de mercado, e apresenta o nosso esforço diário para promover práticas responsáveis de gestão, meio ambiente e focadas em pessoas. Para nós, a sustentabilidade é um caminho contínuo, construído com propósito e consistência, por isso esse material é feito a várias mãos, com envolvimento de todas as áreas da empresa. Ele traduz em números e ações o impacto positivo que buscamos gerar todos os dias”, revela a coordenadora de ESG da Cocal, Lara Sabione.
No relatório, a Cocal apresenta os desafios enfrentados na safra 2024/2025, por meio do aprimoramento da eficiência operacional, reforço da solidez financeira e garantia de segurança e bem-estar para todos. Ainda demonstra como avançou no campo social, valorizando ainda mais a presença feminina e fortalecendo a cultura organizacional.
Em inovação e sustentabilidade, manteve o seu foco na diversificação e na bioenergia, ampliando o uso do biometano em máquinas e veículos. Na safra 24/25, a empresa utilizou 31 equipamentos movidos exclusivamente a biometano, representando um consumo superior a 780 mil m³ do gás renovável na própria frota – mais de 700 mil litros de diesel evitados. Para a safra atual (25/26), com o início das atividades da nova planta de biogás em Paraguaçu Paulista previsto para setembro/25, a meta da empresa é alcançar 68 equipamentos operando com biometano e evitar o uso de, aproximadamente, 2 milhões de litros de diesel até o final da safra.
LANÇAMENTO
O relatório de sustentabilidade representa mais um avanço na jornada ESG da Cocal e, para marcar o seu lançamento, a empresa realizou um evento interno com a participação de diretores, gerentes, supervisores e coordenadores, na última quinta-feira (07/08), em Presidente Prudente/SP.
O encontro contou com a apresentação da Daniela Manole, CEO da Bridge3, que abordou o processo de construção do material, realizado com a contribuição de diversos colaboradores. Ainda, teve a palestra sobre “ESG em Movimento”, do Marcos Pinheiro, consultor e palestrante sobre sustentabilidade.
Com uma trajetória de 45 anos no setor bioenergético, a Cocal continuará seus planos focados na transição energética brasileira e no seu compromisso de desenvolvimento das regiões onde está presente, com geração de empregos e produção de energia limpa e renovável.
➡️ Confira o Relatório Anual de Sustentabilidade 2024/2025 da Cocal em: www.cocal.com.br/esg/