27/02/2024 2 min Comunicação Cocal

Cocal participa de evento sobre bioenergia e apresenta uso de biometano na frota

A Cocal participou do evento Geo Day 2024, com o tema “Carbono verde como solução“, promovido pela Geo bio gas&carbon, em Indaiatuba/SP. Na ocasião, o diretor agrícola da Cocal,  Jurandir de Oliveira,  apresentou o case “Geo Cocal – Biometano na frota”, em que abordou o conceito de economia circular seguido pela empresa, os números de produção e a experiência do uso de biometano como substituto do diesel na frota da empresa.

“A gente acredita muito nesse modelo de economia circular e a cana nos dá uma contribuição incrível”, complementou Jurandir ao mostrar a diversidade de produtos gerados pela Cocal a partir da cana-de-açúcar e seus resíduos: açúcar, etanol, energia elétrica, biometano, levedura seca e CO2. O case apresentado foi da planta de produção de biogás em Narandiba/SP, a primeira com gasoduto dedicado ao biometano no Brasil, que é uma  joint venture da Cocal com a Geo.

O evento foi direcionado para profissionais do setor de biocombustíveis e bioenergia, teve como objetivo disseminar conhecimento, ideias e soluções, com foco nos avanços relacionados ao biogás, biofertilizantes e biocombustíveis.

“O Geoday é um evento importante para a indústria de baixo carbono, com palestras enriquecedoras que abordaram soluções sustentáveis, explorando questões logísticas de biocombustíveis e regulatórias. Cases de empresas preocupadas com a sustentabilidade foram apresentados e a Cocal foi muito bem representada. Conversar sobre ESG é necessário para termos um planeta mais verde e sustentável”, avaliou Carolina Bellão, coordenadora de microbiologia da Cocal.

Já para o Murilo Sulinski de Campos Madeira, gerente de logística da Cocal, o evento proporcionou palestras “ricas em conhecimento técnico”, permitindo aprendizado e troca de experiências. “Temos a oportunidade de colocar na mesma mesa de discussão: grandes empresas, importantes agentes reguladores e entidades e associações do setor. O Case Cocal foi um destaque com a apresentação da nossa utilização do biometano na frota”, complementa.