O projeto de descarbonização da frota agrícola da Cocal com substituição do diesel pelo biometano foi considerado case de sucesso; a Cocal também foi eleita pelo júri técnico como um destaque em ações sustentáveis
Mais uma vez a Cocal foi destaque no Prêmio Visão Agro Brasil, que ocorreu essa semana em Ribeirão Preto/SP. O júri técnico da premiação elegeu a Cocal na categoria “Sustentabilidade”, por se destacar em ações sustentáveis relacionadas à preservação ambiental, responsabilidade social, serviços sociais, entre outros.
Já na categoria de “Cases de Sucesso”, a Cocal ficou entre as empresas homenageadas pelo seu projeto de “Descarbonização da Frota Agrícola”, que foi o escolhido no tópico “ESG Integrada”.
A Cocal apresentou seu investimento na economia circular com a utilização do biometano na sua própria frota e respectiva redução na pegada de carbono durante a safra. Os jurados consideraram a gestão ambiental eficiente e a sustentabilidade como os principais fatores do projeto para conquista do prêmio.
“Essa conquista demonstra que estamos no caminho certo. Nesta safra (23/24), a Cocal atingiu o consumo de 700 mil m³ de biometano na própria frota – uma referência no setor bioenergético, o equivalente a 1,9 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas na atmosfera. A empresa já conta com caminhões, automóveis e motobombas operando 100% com o biometano. E esse número de equipamentos crescerá anualmente contribuindo para a transição energética brasileira”, destaca o diretor agrícola da Cocal, Jurandir de Oliveira.
Criado em 2003, o Prêmio Visão Agro Brasil busca incentivar o desenvolvimento de soluções que otimizam a competitividade e a sustentabilidade do setor, contribuindo para o crescimento do Brasil como referência global em bioenergia.