19/10/2022 2 min Comunicação Cocal

Inclusão no campo: Cocal investe em projetos voltados ao público feminino para aumentar a participação das mulheres em diversas etapas do negócio

Segundo dados* de estudo do IBGE, Embrapa e Ministério da Agricultura, já são, aproximadamente, 1 milhão de mulheres exercendo cargos na administração de propriedades rurais no Brasil. Mesmo assim, o cenário ainda é, majoritariamente, executado por homens e, por isso, a necessidade contínua de projetos que estimulem a participação feminina nas atividades agrícolas.

A Cocal segue nessa jornada por um campo com presença cada vez maior de mulheres. Nos últimos meses, ocorreram ações nas duas sedes da empresa, como: formação interna na Manutenção Automotiva, crescimento das colaboradoras nas áreas de produção, novas motoristas femininas de caminhão e desenvolvimento de uma equipe feminina de qualidade agrícola.

“Nossa presença no campo veio para agregar o conceito de Qualidade que vem sendo construído ao longo dos anos na Cocal. Executamos metodologias para avaliar e auditar todas as operações que acontecem na Produção Agrícola e CTT [Colheita, Transbordo e Transporte]. Outro papel da Qualidade é atuar na consultoria dessas atividades, apoiando na construção de planos de ações sobre desvios levantados pela nossa equipe durante as avaliações”, afirma a engenheira agrônoma e técnica de qualidade, Larissa Dias Trabasso. – https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/50779965/mapa-embrapa-e-ibge-apresentam-os-dados-sobre-mulheres-rurais

As equipes formadas por mulheres já atuam nas duas unidades da empresa, contribuindo nas avaliações de qualidade das operações agrícolas da Cocal. “São números e detalhes fundamentais para manter o negócio sustentável. Visando a sinergia entre as operações, contribuindo com a produtividade e longevidade do canavial” reforça a técnica de Qualidade.

De acordo com o diretor de gente e gestão da Cocal, Ruben Guimarães, a participação feminina deverá ser cada vez maior em todos os setores da empresa. “Hoje, as mulheres já têm uma participação significativa em quase toda estrutura da Cocal e essa busca da diversidade é fundamental para o aperfeiçoamento da nossa cultura, além de nos fortalecer para os desafios do negócio”, destaca o diretor.

Para os próximos anos, a Cocal continuará seus planos focados na inovação e na agenda ASG com inciativas em prol da diversidade dentro do agronegócio brasileiro.