Para celebrar o encerramento das atividades de 2024, os Projetos Jovens de Ouro e Solar Musical realizaram eventos de final de ano para confraternização entre os alunos. Os projetos são patrocinados pela Cocal, por meio de Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte, beneficiando 620 crianças, adolescentes e adultos, com oficinas de artes diversas e práticas esportivas.
“A Cocal tem um compromisso com a sociedade e iniciativas como o Projeto Solar Musical e o Jovens de Ouro reforçam o nosso propósito de contribuir para o desenvolvimento das pessoas e da nossa região. Ao apoiar projetos que promovem a inclusão e o acesso à arte, cultura e ao esporte, estamos criando oportunidade para crianças, adolescentes e adultos se transformarem por meio da educação”, explica Denise Borborema, analista de benefícios da Cocal.
No Solar Musical, os alunos das oficinas de Canto Coral, Dança, Violão, Teatro e Fanfarra apresentaram repertórios que emocionaram o público, composto por pais e convidados, nas cidades de Narandiba, Iepê, Paraguaçu Paulista e no distrito de Roseta, todos no interior de São Paulo.
Entre os destaques, o aluno Sebastião Andrade Almeida, 68 anos, interpretou um sucesso de Sidney Magal, reforçando o propósito do projeto de promover inclusão e transformação. “Foi algo muito importante, pois sou deficiente visual e passei por momentos difíceis, e o coral trouxe alegria e motivação para minha vida. Encontrei pessoas incríveis que me deram muito apoio e participar do projeto tem sido essencial para minha autoestima. A apresentação no final do ano foi uma experiência inesquecível. Senti uma alegria imensa ao passar minha energia para o público e me senti realizado”, compartilha.
INCENTIVO AO ESPORTE
Já no projeto Jovens de Ouro, os atletas demonstraram suas habilidades e espírito esportivo em uma disputa interna, colocando em prática os ensinamentos adquiridos nas aulas, e receberam medalhas de participação, em reconhecimento ao esforço e dedicação.
Ainda, na turma de Karatê, em Narandiba/SP, aqueles que mais se destacaram pelo desempenho técnico, disciplina e compromisso com o esporte, foram contemplados com o título de “Atleta Destaque do Ano”. Um deles foi o Luiz Gustavo de Paula Souza, 14 anos, que participa do projeto desde 2022. “O projeto tem sido muito importante pra mim, no meu desenvolvimento como pessoa e é um esporte que nos ensina autocontrole. Estou muito feliz pelo prêmio destaque do ano 2024 e vou continuar no projeto, eu quero um dia ser professor de karatê”, disse.
Também há dois anos no projeto, a aluna Paloma Lopes, 16 anos, foi outro destaque. “Acredito que tudo isso foi uma ótima experiência de evolução e aprendizado para a vida toda. Espero repetir esses feitos e fazer um ano ainda melhor em 2025”, declara.
Na turma de Judô, em Paraguaçu Paulista/SP, o evento foi marcado pela entrega de novos quimonos aos alunos, de forma que possam seguir com a prática esportiva no próximo ano.
As aulas e atividades dos projetos retornarão em 2025, beneficiando mais jovens e adultos, e reforçando o compromisso da Cocal em apoiar iniciativas que promovem o desenvolvimento pessoal, a inclusão social e a construção de comunidades mais fortes e integradas.