A Cocal recebeu a visita de representantes da Toyota e do jornal Chunichi Shimbun, do Japão, em sua unidade de Narandiba/SP. O objetivo foi conhecer de perto os desafios e os esforços que as duas empresas, em parceria, têm realizado para contribuir com a descarbonização da matriz energética e para o desenvolvimento das comunidades regionais, além de compreenderem como a metodologia TPS (Sistema Toyota de Produção) pode ser aplicada em diferentes ambientes da empresa.
Durante a visita, foram apresentados os negócios e processos da Cocal, que ocorrem dentro do conceito de economia circular, gerando produtos limpos e sustentáveis. Para verem de perto como isso acontece, os visitantes conheceram as plantas industriais onde ocorrem todo o processamento da cana-de-açúcar para geração dos produtos: açúcar, etanol, energia elétrica, biogás/biometano, CO2 verde e levedura seca.
“Temos o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e impacto positivo para as regiões onde atuamos e para toda sociedade. Tivemos a oportunidade de mostrar a eles as nossas práticas sustentáveis, a partir do aproveitamento do potencial da cana-de-açúcar e, por meio do nosso negócio, criamos oportunidades de emprego e impulsionamos o desenvolvimento econômico e social das cidades da região. Além disso, seguindo o conceito de economia circular, contribuímos com a transição para uma matriz energética mais limpa”, declara Ruben Guimarães, diretor de Gente e Gestão da Cocal.
A Cocal, que foi a primeira empresa do setor sucroenergético a implantar a metodologia do TPS e também se destaca pela produção de etanol e biometano, chamou a atenção dos jornalistas.
“A aplicabilidade da metodologia TPS vai muito além da indústria automotiva; nós a adaptamos para o contexto das áreas agrícola, industrial e administrativa. O foco na melhoria contínua e na eliminação de desperdícios tem gerado resultados significativos em nossa eficiência operacional, na qualidade de nossas operações e, principalmente, na segurança para os nossos colaboradores”, conta Rogério Amador, gerente de Qualidade e Processos da Cocal.
O jornal, sediado em Nagoya, é conhecido pela cobertura de temas de relevância local e internacional, e interesse em projetos sustentáveis. Assim, chegaram à Cocal como parte de um roteiro organizado pela Toyota, que possui iniciativas voltadas à neutralidade de carbono e ao movimento “Mobilidade para Todos”, visando apresentar o ciclo completo da cana-de-açúcar e como essas iniciativas impactam positivamente a vida das pessoas.
“A visita à Cocal comprovou seu foco em inovação e melhoria contínua, alinhando-se perfeitamente com os valores da Toyota. A introdução do TPS tem promovido uma evolução cultural significativa na Cocal, resultando em um ambiente de trabalho melhorado, maior qualidade operacional e desenvolvimento dos colaboradores. Essa parceria é essencial para demonstrar como o TPS pode contribuir para a felicidade das pessoas e o desenvolvimento sustentável da sociedade em qualquer ambiente”, disse Eduardo da Silva Zanini, gerente de Melhoria de Processos da Toyota.
Veja um resumo da visita: